segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quaresma na Umbanda !!!

         Você sabia que a data da quaresma e do carnaval é determinada pelo Vaticano?
        O carnaval e a quaresma caem todos os anos em datas diferentes, pois são regidas pela Páscoa que é também uma data móvel. No entanto, poucos sabem que o dia de Páscoa é estabelecido pela Igreja há séculos. No Brasil podemos conhecer essa data estabelecendo o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia de outono, que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas sim a definida nas Tabelas Eclesiásticas. É preciso localizar o primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera de Roma (hemisfério norte) usando os critérios gregorianos. A igreja, para obter consistência na data da Páscoa, decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C., definir a Páscoa através de uma Lua imaginária conhecida como a "lua eclesiástica".
       Bom senso, respeito as crenças alheias e a força do sincretismo foram algumas das considerações levantadas para se conviver com a essa realidade que existe, tanto nos terreiros de Umbanda, como nos dos Cultos Afro-brasileiros.
Na Umbanda, algumas casas não trabalham com determinadas falanges não, nas de culto afro-brasileiro já são os Orixás que estão ausentes nesse ciclo. "Uma destas leis aborda a QUARESMA", os espíritos que são aprisionados por Exú, no transcorrer do ano e aqueles que já estão há muito tempo nas orbes corretivas e tem a sua oportunidade de neste período de “QUARESMA” terem a sua evolução, que é a de estarem soltos e convivendo entre nós seres encarnados. Muitos espíritos comportam-se muito bem e até são remanejados para outras esferas de aprimoramento, assim como também uma boa parte destes tão logo conquistam a liberdade e já se submetem a atos ilícitos vampirizando e passando-se por guardiões de renome, sendo que são verdadeiros rabos de encruza. Estes com certeza serão novamente aprisionados e encaminhados a zonas abismais de maior densidade e com certeza passarão um longo tempo por lá, até terem novamente suas oportunidades. Exú como o grande equilibrador do planeta Terra tem ações importantes assim como, cuidar do equilíbrio subterrâneo dos minerais, fazendo com que as remoções de milhares destes não tirem o planeta de sua orbita e grau, preservando sua subsistência.
A Quaresma culmina-se na sexta feira maior (a sexta-feira santa) é quando passamos das 8 h. até as 22h. em ritos como o Batismo de Santo na coroa (amacy) e Fechamento de corpo, neste dia nos alimentamos com frutas, hortaliças, pão e água. Podemos também na noite da Quinta Feira Santa (Quinta Feira Maior) Uma Oferenda aos Exus a Fim de Proteção Para o novo Ano Espiritual.

Nenhum comentário: